Convite para a festa

CategoriesBlog

Por Isabela de Assis Godoy

Case manager assistant CAM-CCBC, Mestre em Soluções Alternativas de Conflitos Empresariais da Escola Paulista de Direito.

Se você era uma criança pouco popular na escola e alguma vez deixou de ser convidada para aquela festa de aniversário, você conhece a sensação. Se você já usou jeans e camiseta para ir a um restaurante e se deparou com ternos, gravatas e vestidos de designer, você também conhece a sensação. Se você é uma pessoa negra e já se deparou com um ambiente em que só existiam pessoas brancas, você certamente conhece a sensação.

Essa sensação de ser deixada de fora. De não estar adequada ao ambiente. Essa solidão de estar num lugar onde só você é como você. Bom, mulheres vem passando por isso há algum tempo. Nós conhecemos essa sensação.

Mas, felizmente, é 2021 e embora a situação mundial não pareça muito promissora em muitos aspectos, para as mulheres algumas conquistas já começam a fazer efeitos. Econômica e financeiramente o valor das mulheres é cada vez mais percebido: conforme o McKinsey Global Institute Report 2015, ter mulheres em cargos de liderança pode injetar até US$ 12 trilhões no PIB global até 2025 sendo US$ 410 bilhões deles no Brasil; sobre a parte financeira, a Pesquisa da ONG Catalyst verificou que nos negócios com uma proporção maior de mulheres nos conselhos, o retorno do capital investido é 66% maior, o retorno sobre o patrimônio é 53% maior e o índice de vendas é 42% maior.

Sem qualquer coincidência o CAM-CCBC (Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil Canadá), composto e liderado em sua maioria por mulheres, ficou no topo do ranking de Centros de Arbitragem no Brasil de 2021 realizado pela Leaders League.

Como se não bastasse o grande exemplo prestado pela instituição por si só, o CAM-CCBC tem atuado incansavelmente para reduzir aquela sensação de exclusão que já conhecemos. Em 2018 foi emitida a Resolução Administrativa 30/2018 (RA 30/2018), cujas medidas visam a igualdade de oportunidades para as mulheres no âmbito da Arbitragem. Para acabar com a falta de representatividade em eventos e proporcionando experiências educacionais empáticas e trocas mais ricas, os painéis de eventos realizados, apoiados e patrocinados pelo CAM-CCBC, contam com representação de pelo menos 30% de mulheres como palestrantes, expositoras ou debatedoras.

Motivo de grande celebração para as mulheres Arbitralistas e para a instituição, o CAM-CCBC superou no final de 2020 a meta de ter ao menos 30% representatividade de mulheres dentre integrantes de sua lista de árbitros.

Conquistas como essa merecem comemoração. No CAM-CCBC 61% dos tribunais são mistos, quase 5% são tribunais compostos apenas por mulheres e 42% da presidência de tribunais é comandada por mulheres.

É claro, o trabalho não acaba aqui. Ainda há muito espaço a ser conquistado por mulheres dentro da arbitragem, mas podemos dormir um pouco mais tranquilas sabendo que, nesse ritmo, até 2024 a lista do CAM-CCBC poderá encontrar o perfeito equilíbrio de gênero.

Aquela sensação de exclusão, de estranhamento, de inconformidade, ela não existe dentro do CAM-CCBC. E estar num ambiente assim é tão gostoso que essa instituição faz questão que mais espaços assim existam na arbitragem. Ninguém mais vai ficar de fora dessa festa.

 

 

Postagens relacionadas

18 DE JULHO DE 2024

Como chegar ao sim com o...

Uma análise da principled negotiation

0

18 DE JULHO DE 2024

Desvendando a Resolução de...

Uma breve análise do método de resolução de disputas para membros da OMC

0

18 DE JULHO DE 2024

Uso dos métodos...

Uma breve análise das alterações havidas na Lei de Recuperações Judiciais e...

0

18 DE JULHO DE 2024

A abordagem “pay now, argue...

Análise da abordagem que tem por finalidade impedir que determinado projeto pare por...

0

18 DE JULHO DE 2024

Coluna dos Editores

Entrevista com o Dr. Marcelo Perlman.

0

18 DE JUNHO DE 2024

Relatório do 8º Encontro do...

Confira o report sobre "Juros e Correção Monetária"

0

LOCALIZAÇÃO

São Paulo
Rua do Rocio, 220 – 12 andar – cj. 121
Vila Olímpia – São Paulo – SP – Brasil – 04552-000

Rio de Janeiro
Avenida Presidente Wilson, 231 – 14 andar – cj. 1401
Centro, Rio de Janeiro – RJ – Brasil – 20.030-905